Centro Social N. Srª do Ó

Congregação das Irmãs do Ss. Sacramento (Sacramentinas)




Fundador do Centro Social: Mons.Geraldo Sposíto de Lima.


        Centro Social Nossa Senhora do Ó com seus objetivos de abrigar a cede da casa de missão das Religiosas do Santíssimo Sacramento (Sacramentinas); teve sua fundação em 19 de Março do ano de 1997 com a chadaga das primeiras Irmãs em terras "Altinenses".
          Em este grandioso momento da vida da comunidade paroquial, estiveram presentes irmãs de várias comunidades, estando assim presentes: Madre Maria Margarete, Ir.Elza Maria, Ir. Mª Antônia, membros do conselho regional, Ir.Altina, Ir. Silvia, Ir.Cristina Cavalcante, Ir.Flávia Maria, Ir.Josefa Gama, Ir. Mª Gugorina do Colégio do Farol, Ir.Regina, Ir.Luzinete, Ir.Francisca Maria, Ir.Henrique, Ir. Mª de Fátima, Ir.Rita Angèlica, Ir.Vera Lúcia, Ir.Alice, constatado também um ônibus vindo de Maceió em que acompanhava Ir.Ana de Jesus, professores, funcionários, Ir.Cristina Freitas e Ir.Ednalva.
         Com satisfação e muita alegria, acompanhando o ônibus e o carro do Pe.Delgino e o Pe.Kumes de Maceió, com muita festa muitos sacerdotes se fizeram prsentes e entre eles estava o Pe.Evaldo(Pároco de Jamacaru) lugar da nova fundação no Ceará, e também as irmãs da Ir.Francisca.
          O então pároco da época da nossa comunidade paroquial, o Pe.Geraldo vinha se esforçando bastante para fazer seu sonho uma realidade, de trazer as Irmãs Sacramentinas para sua paróquia. O primeiro pedido foi feito a Ir.Laurena Maria, então, Madre Geral e a Madre Maria Margarete, então superiora Regional. Em 1996, o pedido foi finalmente declarado oficial, através de uma carta do Bispo da Diocese de Caruaru, Dom Antônio Soares Costa, a Ir.Maria Beatriz - Madre Geral. Após muita reflexão, oração, estudo, a Madre Geral com seu Conselho se chega a um discernimento: Nosso carisma: Cruz e Eucaristia será irradiado em terras Pernambucanas. Com a permissão dada por Deus foi aceita na maior alegria: Altinho...nossa próxima fundação.
           No dia 16 de março do mesmo ano, em que toda a comunidade se encontrava para acolher com muita alegria as Irmãs Sacramentinas, podia encontrar uma multidão que superlotava a Matriz! Com fisionomias alegres. Se teve o início de uma Celebração Eucarística presidida por Dom Antônio Soares Costa - Bispo Diocesano para marcar este momento. As três Irmãs pioneiras nas terras altinenses: Ir.Ana de Jesus Barbosa, Ir.Francisca Luisa de Nazaré e Ir.Mª de Fátima Ribeiro de Santos, receberam das mãos do então Bispo da Diocese o seu projeto de Evangelização rumo ao 3º Milênio(1997-2000) da Diocese de Caruaru/PE.
     Então Dom Antônio Costa erege canônicamente a mais nova Comunidade Religiosa da Congregação das Religiosas do Ss. Sacramento em Altinho, segundo o Código de Direito Canônico nos Cânones - 608,609,610 e 611; e seguindo também as prescritas Orientações Pastorais da Diocese. Por fim as três irmãs juntamente com o Pe.Geraldo Sposíto de Lima se dirigiram para o Bispado de Caruar com a finalidade assinarem o convênio da Congregação para com a Diocese.
       Hoje 15 anos se passaram depois da sua fundação, por estes 15 anos já passaram várias irmãs que semearam nestas terras Altineses o amor de Jesus Cristo. E plantaram o carísma Missionário e Adorador do seu fundador o Pe.Pierre Vigne, aos mais pobres e sofredores durante todo este tempo ao nosso amado povo altinense.

Fonte: Alguns dados retirado do referido livro de tombo do Centro Social - 1997.


Centro Social Nossa Senhora do Ó - Altinho/PE
Telefone:(81)3739-1223
Ir.Vera lúcia 
Ir.Elizabeth
Ir.Laudelina 




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário